O personagem principal de GTA IV é Niko Bellic, um veterano de alguma guerra no leste Europeu que chega em Liberty City com um pouco mais que as roupas do corpo e um passado misterioso. Mas enquanto na maioria dos jogos “um passado misterioso” é sinônimo para personagens ocos sem passado nenhum, Niko realmente tem uma história, que vai sendo desvendada aos poucos e se mostra cada vez mais interessante e sombria. Além disso, ele é realmente um sujeito com personalidade, algo raro de ver em videogame.
O jogo mantém seu foco bem mais na jogabilidade do que em qualquer outro aspecto, como armas ou veículos. Dependendo de quão fã da série você seja, talvez seja uma surpresa saber que GTA IV tem bem menos veículos e armas que GTA: San Andreas tinha. Outro fator que você deve se acostumar antes de jogar é que se você não encontraria certo item na cidade de Nova Iorque, com certeza você também não encontrará em Liberty City, o que já corta os caças, hovercrafts, karts e jetpacks vistos em outras versões do jogo. Assim, também não vá esperando encontrar lança-chamas ou chainsaws na loja de armas da esquina.
Durante o jogo, você utilizará (e muito) do celular que Niko tem, pois essa será sua principal forma de contato com todo o universo de pessoas que te conseguirão trabalho. Constantemente você receberá ligações que o informarão quais os serviços disponíveis para Niko, que você poderá aceitar bastando ir até o local marcado no mapa. Claro que você não precisará atender todas as ligações. Há missões que basta simplesmente não atender ao telefone para passar adiante. São através de serviços como esses que você encontrará as principais missões de GTA IV. Você começará com coisas mais simples como roubar carros ou intimidar pessoas, mas com o tempo, logo você estará envolvido com atividades multitarefa digna de grandes blockbusters do cinema.
Os carros que estão estacionados por toda a cidade não abrirão suas portas para você, como visto nos games anteriores da série, pois eles estarão trancados! Assim, você terá que quebrar o vidro , seja com o cotovelo, socos ou pontapés, antes de sair dirigindo por aí. Ao dirigir, você realmente vai gostar do que vai ver! Os gráficos, física e animações estão muito mais realistas que antes! O realismo do jogo é impecável, seja em momentos onde Niko dá voltas por aí ou quando você abusa do carro, fazendo curvas tão fechadas que fazem o pneu soltar fumaça, deixando marcas no chão. Se você acertar outro carro então, você realmente sentirá o impacto na medida em que o vidro quebra, os painéis se destroem ou quando simplesmente os ocupantes de ambos os carros saírem voando violentamente pelo pára-brisa.
Outro ponto de destaque na qualidade sonora de GTA IV são as rádios. As mais de 200 músicas são divididas em 18 estações, e os DJs incluem personalidade ilustres como Iggy Pop e o estilista Karl Lagerfeld. Diferente dos hits de outrora, a seleção desta vez é mais obscura, tanto que existe apenas uma rádio de rock ao lado de outras dedicadas a coisas como Afro-beat, pop russo, jazz tradicional e jazz fusion.
Falhas, claro que existem . Um exemplo é o fato das pessoas que estão pela cidade. Se você perseguir alguma delas, elas até levam um bom tempo andando pela cidade, mas depois de minutos, você perceberá que ela muda o curso do caminho e continua fazendo a mesma coisa, mostrando uma limitação.Claro que não são todos os cidadãos que fazem isso é também temos que dar o mérito para a Rockstar, pois eles fizeram o possível para deixar a cidade o mais completa possível.
Agora fiquem o com primeiro trailer do GTA IV, que par mim é o melhor trailer.
ai lucas o cara nao sabe porra de nada de GTA e vem pergunta qual e o nome do criador o cara alem de poser nao sabe que foi 2 e falo ''O criador'' foda vei... (~Pablo)
gta tá d+ o melhor jogo q já inventaram da até pra comer mulher