Pages

Metro 2033

sábado, 18 de maio de 2013



Metro 2033 é um jogo de FPS desenvolvido pela 4A Games e publicado pela THQ.O jogo é uma adaptação do romance de homônimo Metro 2033, do autor russo Dmitriy Glukhovskiy. A historia acompanha a saga dos sobreviventes de uma guerra nuclear que começou no ano 2013, criando um cenário desolador em um mondo pós-apocalítico. Com a presença de resíduos atômicos na superfície, resta apenas aos humanos se refugiarem nas estações de metrôs da capital russa. É nessa nova realidade que os sobreviventes se juntam em bolsões, situados em diferentes estações, cada qual com seu modo de vida e comportamento diferente; alguns amigáveis, outros nem tanto.

Logo de cara, Metro 2033 consegue sugar o jogador com sua atmosfera. O nível de imersão aqui é um dos grandes atrativos; não apenas a história, mas também a ambientação ajuda a criar um clima para o jogador. Os detalhes de cada cenário, como objetos e estruturas desgastadas do pos-guerra, estações de metrô com o cotidiano dos NPCs, túneis escuros com sons abafados, efeitos de luz e sombra e até detalhes da própria jogabilidade, como as armas e equipamentos com um aspecto visual bem ao estilo SteamPunk, contribuem imensamente para formarem este ambiente envolvente. A própria jogabilidade também se mescla diretamente à criação do clima, através do uso da máscara de gás, por exemplo. Ela é necessária para se poder atravessar algumas regiões infectadas por gases tóxicos, mas, ao contrário do que se vê em outros jogos, ela não é um item de utilização automática. Você sempre precisa equipá-la assim que seu personagem entra em áreas tóxicas, e, além de ser necessário ficar de olho nos seus filtros de ar, cuja duração é sempre indica pelo seu relógio de pulso, o mais importante é o cuidado que precisa ser tomado nas horas de combate. Sua máscara pode quebrar, e um furo no visor dela enquanto se está em algumas dessas áreas inóspitas significa morte. 



Essa atmosfera toda não é à toa  que, apesar de estarmos falando de um título de primeira pessoa, seu foco não está na ação. Na verdade eu o classificaria mais como um survival horror. Não pela  presença de criaturas mutantes, um futuro cheio de radiação e pessoas vivendo de sucata que fazem de Metro 2033 um survival horror.

A diferença aqui está em como a ambientação é criada e apresentada. Temos exemplos disso em alguns encontros surpresa com inimigos, que às vezes acontecem enquanto caminhamos por corredores escuros para em seguida trombarmos com um par de olhos brilhantes, ou quando vemos formas pulando pra fora de dutos de ar.

Apesar de ter uma presentação ótima, uma história interessante e um cenário cativante, Metro 2033 sofre demais com problemas técnicos que não só irritam na hora de jogar.Ainda outro problema técnico, e que chega a ser o mais grave, é a falta  que existe na hora de se calcular um dano, tanto o que você recebe quando ao que causa. O medidor de danos aqui segue a linha Call of Duty, apanhe muito e sua tela ficará vermelha, descanse um pouco e você voltará a todo ao normal.


a soma de todos os pequenos problemas tiram a concentração do jogador de onde ela deveria estar focada, que é justamente no cenário e na ambientação, que são difíceis de serem encontrados hoje em dia em um FPS.






3 comentários:

  1. Aqui é o Lipe da Save Point BR...
    Aceitei a parceria, mas como vc não tem banner eu coloquei apenas o link na parte de links!

  1. Unknown disse...:

    blz cara... vc pode me falar como eu coloco o seu no meu blog?

Postar um comentário

 
Central Gamer.com © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting